Eu Que Amo Tanto de Marília Gabriela


Foto do livro da jornalista Marília Gabriela, Eu Que Amo Tanto.


Terminei ontem o livro da Marília Gabriela.

Inclusive nem sei se o correto é dizer que eu terminei com o livro ou se foi o livro que terminou comigo. A única afirmação que tenho é que após a leitura, que foi encerrada meia-noite, só consegui fechar os olhos às quatro da manha, igual a um enamorado com o coração partido.

"Eu que amo tanto" contém 14 contos verídicos de mulheres que abusaram e deixaram ser abusadas pelo amor. No livro encontram-se casos que parecem enredo de novela brasileira e, também, histórias parecidas com a daquela prima distante que namora um preso ou a vizinha que saiu de casa em função do amante cafajeste.

Tudo que está escrito naquelas páginas são fruto de uma loucura excessiva e uma falta de amor-próprio gigantesca, e embora isso pareça surreal, é na verdade, o cotidiano de muitas pessoas.

Gostei de ler esse livro. 

Foto do livro da jornalista Marília Gabriela, Eu Que Amo Tanto.
A escrita da Marília, que sempre admirei pela televisão mas nunca pela escrita, é leve e conduz as histórias de um modo ágil e cuidadoso. Antes de eu começar a interagir com a leitura, achei que a escrita seria profunda e dilacerante, no entanto, percebi que os casos mais complicados foram contados sutilmente, o que me fez devorar o livro em pouco tempo.

Acredito que tenha sido desafiador escrever esse livro. É complicado reunir 14 histórias com um mesmo tema e com background e estilos diferentes. Entretanto, ela fez isso com maestria. 

A todos que sofreram, sofrem ou sofrerão por amor eu aconselho esse livro, viu? É intrigante ver até aonde esse sentimento tão aclamado pode chegar.

21 janeiro 2016